skip to Main Content
(41)3022-1240 | (41) 98831-8630
IMPOSTO DE RENDA 2018: COMO DECLARAR CONTRIBUIÇÕES PARA PREVIDÊNCIA PRIVADA?

IMPOSTO DE RENDA 2018: COMO DECLARAR CONTRIBUIÇÕES PARA PREVIDÊNCIA PRIVADA?

O G1recebeu perguntas de leitores sobre a declaração do Imposto de Renda de 2018, e pediu ajuda a especialistas para responder às questões dos contribuintes diariamente.

Veja abaixo resposta de Bruno Hoffmann, Superintendente da Icatu Seguros, para pergunta sobre como declarar previdência privada de dependentes.

“Meu pai fez um plano de previdência para a minha filha e faz as contribuições, mas no contrato do plano sou eu que apareço como responsável financeiro e/ou legal. Sou obrigado a declarar ou meu pai? No imposto de renda, minha filha é dependente na declaração da minha esposa.”

Resposta: “Se a titularidade do plano de previdência é de um dependente, quem deve declarar o plano é o contribuinte a que ele está vinculado para fins de Imposto de Renda, no caso, a esposa. Caso o plano seja VGBL, a contribuinte deverá registrar na ficha “Bens e Direitos” o saldo nominal, isto é, a soma das aplicações, sem considerar a rentabilidade. Caso o plano em questão seja PGBL, a contribuinte não deverá declarar a previdência em nome do seu dependente, uma vez que as aplicações foram feitas por outro contribuinte – e não por ela. Este é o pior cenário porque nem a esposa e nem o avô poderão ter o benefício fiscal da previdência.”

Clique no link abaixo e veja vídeo que mostra o passo a passo de como fazer uma declaração simples:

http://globotv.globo.com/g1/g1-economia/v/imposto-de-renda-veja-passa-a-passo-como-fazer-a-declaracao/6639146/

Fonte: G1

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top
Conversar agora
Fale com um especialista agora
Olá, estou acessando pelo site. Estou com uma dúvida poderia me ajudar?
Powered by